Flores

22 de mai. de 2011

Vingança: um sentimento que corrói.




A vingança é tão popular que tem gosto e cheiro. É tão recompensante que chega a ser comparada à justiça. É tão remota, que o Código de Hamurabi, um dos conjuntos mais antigos de leis escritas, já previa a Lei de Talião (olho por olho, dente por dente) em 1700 a.C. 
Desejar devolver uma ação na mesma moeda é um comportamento típico de quem vive em sociedade. Quase sempre essa vontade é alimentada por uma frustração mediante a uma agressão física, amorosa ou profissional que impeça a satisfação de algum desejo. As reações vão desde uma pequena maldade até grandes atos de crimes e barbáries.
Vingança na rede.
O tema maléfico está por toda a parte. No site de relacionamentos Orkut há dezenas de comunidades destinadas aos vingativos. Uma delas acumula mais de 226 mil seguidores. Alguns fóruns, inclusive, servem para trocar estratégias de punição e abriga relatos de vingadores. A maioria motivada por fatos leves, como briga entre irmãos, descoberta de falsidade entre amigos ou colegas egoístas.
Mas se ele habita vilões e mocinhos, a saída é canalizá-lo para o bem.
Como buscar o controle
:: Invista no autoconhecimento. Nada melhor do que se conhecer para controlar as emoções.
:: Aprenda com os erros. 
:: Autoestima. Pessoas que se amam não veem necessidade de ficar na defensiva a todo o momento.
:: Não alimente rancores ou mal-entendidos. Perguntar sempre que tem dúvida sobre a opinião ou o comportamento do outro, ajuda.
:: Em vez de apedrejar, questione. Certamente, a pessoa que o ofendeu tem algum motivo para tê-lo feito. Assim, você não gera raiva no outro e quebra o círculo vicioso de dar o troco.
:: A melhor vingança é estar de bem consigo. 
Como identificar um vingativo.
:: Parece que vive com um "bloco de anotações", sempre relembrando as pessoas das coisas que foram feitas a ele.
:: Ciumento
:: Problema de autoestima
:: Constantemente se sente ameaçado
:: Não tolera frustrações
:: Impulsivo
:: Rancoroso
:: Exagerado.


fonte:CADERNO VIDA ZH
 .




3 comentários:

  1. Mas é verdade Pretha, a vingança faz mais mal ao vingador do que ao vingado, porisso que prefiro deixar que a vida se encarregue se alguém me fizer algo que me prejudique. Melhor coisa...bjocas uma linda semana pra vc

    ResponderExcluir
  2. Revenge is a cycle that needs to be broken. Thanks for following my blog.

    ResponderExcluir