Flores

12 de abr. de 2011

Amigo ou psicoterapeuta??

Somo seres sociáveis: quem discorda? É realmente impossível viver totalmente sozinho ou só depender do apoio dos membros da família. As amizades ajudam na construção da identidade e da vida de todos nós. E não pense que o mais importante é ter muitos amigos, ou conhecer pessoas super badaladas, pois quantidade e as aparências não têm nada a ver com estar satisfeito com suas amizades. "As relações mais fortes, levam anos para ser construídas e dependem de dedicação e entendimento mútuo".
Em uma época em que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e preocupadas com as dificuldades em se obter sucesso na carreira, todas as relações pessoais acabam delegadas a segundo plano. "Além disso, a competitividade pode minar as chances de começo de amizade, pois se cria uma maior necessidade de se sobressair e desconfiança".
Nossos amigos são a rede de sustentação que alivia as nossas quedas. São as pessoas especiais que escolhemos para participar das nossas vidas, e de cujas vidas escolhemos participar. A eles pedimos e damos conselhos quando não sabemos o que fazer. Pedimos e damos colo e ombro para chorar. Essas experiências são valiosíssimas por que fazem com que nossa dor seja validada. Quando alguém me escuta e me entende, eu me sinto humano, e não um extraterrestre.
Quem nunca se fez uma dessas perguntas (ou outras parecidas): Por que sempre escolho o homem errado? Por que não consigo dizer não? Por que preciso sempre agradar os outros? Por que preciso sempre ter controle de tudo? Por que não consigo parar num emprego só? Por que tenho problemas com autoridades? Por que tenho tanta raiva e sou tão bravo? Por que, vira e mexe, eu me coloco como vítima das circunstâncias?
Para essa jornada de autoconhecimento e reforma íntima, precisamos de uma ajuda profissional, de alguém que conheça métodos e técnicas que nos ajudem a encontrar o caminho para este objetivo. Alguém que nos ajude a responder a perguntas como as acima, e criarmos uma nova versão de nós mesmos.

6 comentários:

  1. Saludar tiene un blog muy bonito enhoirabuena me gusta mucho

    ResponderExcluir
  2. Como eu sempre digo, não importa o dinheiro e sim ter amigos importantes.

    ResponderExcluir
  3. Thank you for visiting my blog purpletraveler.blogspot.com and becoming a follower. I in turn have linked to your blog and become a follower also....
    You might also be interested in my photoblog at auraofpastshadows.blogspot.com

    Regards from the UK
    -Trevor

    ResponderExcluir
  4. Un saludo Preta! Gracias por pasarte por mi blog

    ResponderExcluir
  5. Hola Preta, un cálido saludo cubano con aires flamencos. Gracias por tu paso en cuentaquetecuento, espero lo hayas disfrutado a pesar del idioma.
    Un saludo, nos vemos.

    ResponderExcluir
  6. gracias por tu amabilidad.gracias por tus palabras. Que el señor te bendiga. Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir